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6 exercícios respiratórios na natação que certamente podem ajudá-lo

Este artigo descreve algumas dicas e exercícios para respirar na natação que você pode usar para se familiarizar com a técnica.

Confira: 5 Dicas simples para melhorar sua Respiração

Quando você começa a nadar, aprender a técnica de respiração adequada geralmente é um dos desafios significativos que se enfrenta, além de aprender a flutuar. Uma vez que você tenha um bom controle da respiração e tenha aprendido as técnicas adequadas de natação , sua respiração geralmente combina perfeitamente com seu braçada e é possível nadar relaxado.

Confira mais aqui: Técnicas avançadas de respiração.

A importância de treinar a respiração

Os pulmões demonstram uma impressionante capacidade de adaptação durante o exercício. Quando a necessidade de oxigênio aumenta, nossos pulmões nos permitem respirar mais ar e, portanto, mais oxigênio.

O mesmo fenômeno ocorre quando expiramos para liberar mais dióxido de carbono no ar.

O treinamento ensina você a respirar mais rápido e mais profundamente e, portanto, com mais eficiência. Os exercícios de respiração ajudam você a entender como respirar melhor enquanto nada. Portanto, aprender a respirar corretamente pode melhorar significativamente seu desempenho.

Em comparação, para o mesmo nível de esforço físico, uma pessoa bem treinada se beneficiará de uma maior capacidade de usar a respiração e o oxigênio do ar; portanto, você pode reduzir sua taxa de respiração e ser mais eficiente.

Claramente, uma respiração melhor controlada é uma vantagem durante o exercício, mas também na fase de preparação para o aquecimento e na recuperação e alongamento após a atividade.

 

O que acontece quando você está com falta de ar?

Quando o sistema circulatório não é capaz de transportar sangue oxigenado suficiente para realizar suas funções, isso causa falta de ar.

No entanto, não são apenas a capacidade e a função respiratória que estão comprometidas. O coração desempenha um papel importante nessa falta de ar, que tem a ver principalmente com os pulmões.

O mau hálito causa má oxigenação. Isso se chama hipóxia. É um desequilíbrio entre as necessidades de oxigênio dos tecidos e o suprimento deste. Quando a hipóxia afeta os músculos, pode levar a cãibras e lesões inflamatórias.

Como você deve respirar quando estiver na água?

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Na água, a respiração é sempre feita pela boca. A expiração completa esvazia todo o ar dos pulmões, tornando a inspiração mais eficiente. A expiração dura até duas a três vezes mais que a inspiração.

Seja para o nado peito ou nado frontal, borboleta ou costas, a expiração e a inspiração devem estar em sincronia com os movimentos do braço e da perna.

Exercícios de respiração

Antes de iniciar qualquer atividade, é importante seguir estas dicas básicas:

  • Beba bastante água: Mantenha-se hidratado antes, durante e após o treino para evitar a descompensação.
  • Use óculos de natação ou óculos de proteção .
  • Por razões de segurança, é recomendável que você faça os exercícios sob a supervisão de um treinador ou com a companhia de outra pessoa.

1. Resistência

Prenda a respiração e, em seguida, agache-se para que sua cabeça fique submersa na água. Fique nessa posição por alguns segundos e depois levante-se.

2. Expiração ou expiração pelo nariz

Segure-se na borda da piscina e mergulhe até que seus ombros encontrem a superfície da água. Inspire ou inspire profundamente pela boca. sim

Desta vez, mergulhe a cabeça na água e esvazie todo o ar contido nos pulmões, soprando suavemente pelo nariz. Retorne à posição inicial e repita este exercício 10-20 vezes.

3. Inalação pelo nariz e boca

Repita os passos do primeiro exercício, mas desta vez respire pelo nariz e pela boca simultaneamente. Mais uma vez, respire com calma. Repita 10-20 vezes.

4. Respiração rastejante frontal

Na rotação (primeira etapa), para inspirar devemos manter a orelha contra o braço estendido e acompanhar naturalmente o movimento de rotação do corpo. A inspiração nunca é feita para a frente, mas para os lados para manter a velocidade.

Vire a cabeça para o lado e inspire pela boca, mantendo metade do rosto debaixo d’água. Mergulhe seu rosto na água novamente.

No retorno à posição base (segunda etapa), quando sua cabeça estiver submersa, expire todo o ar pelo nariz, boca ou ambos. Posicione a cabeça de modo que seu olhar esteja voltado para o fundo da piscina e mantenha-o alinhado com o resto do corpo.

5. Nariz e boca na superfície da água

Agache-se até que a superfície da água fique entre o nariz e a boca. Agora pratique inspirar com o nariz acima da água e expirar com a boca abaixo da água.

6. Posição horizontal

Em águas rasas, mergulhe o rosto e sopre bolhas pela boca, nariz ou ambos. Em seguida, segure-se na borda da piscina e tente deitar-se com o rosto para baixo. Continue soprando bolhas pela boca e nariz.

dica final

Se você é iniciante, deve saber que, para aprender a nadar, deve primeiro realizar esses exercícios básicos de respiração. Mas muito mais importante ainda é perder o medo. Depois de conseguir superar seus medos e se sentir confiante em si mesmo, você pode começar a aprender a nadar.

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