Um barco, uma casa, um carro, um robô.
Pois bem. Agora imagine que você deu vida às suas criações. E eles se mudaram.
Não seria o melhor jogo do mundo?
É exatamente isso que a robótica para crianças oferece . A capacidade de criar seus próprios brinquedos animados.
E enquanto isso, as crianças aprendem (muita) ciência, desenvolvem o raciocínio lógico e estimulam sua criatividade . De uma forma muito prática, sem perceber.
Porque a robótica para crianças tem a falsa reputação de estar apenas ao alcance dos pequenos Sheldon Coopers.
Mas isso só é pensado por quem não experimentou. Porque, na realidade, a robótica pode ser brincadeira de criança.
Robótica para crianças: o que é
Embora possa parecer ficção científica, a robótica nada mais é do que uma disciplina que combina circuitos, movimento e software para criar uma máquina ou robô.
Aplicados às crianças, os cursos de robótica para crianças da Spacetechies se concentram em fazer com que as crianças adquiram habilidades, habilidades e conhecimentos por meio do design e construção de robôs . Em suma, aproveite a alta capacidade pedagógica desta disciplina científica.
E é que o objetivo da robótica para crianças não é educar futuros programadores. Em absoluto.
O que a robótica educacional busca é estimular a inovação, a autonomia e o raciocínio lógico nas crianças desde cedo.
De forma lúdica e por meio da metodologia do aprender fazendo, as crianças aprendem ciências, matemática, resolução de problemas e criatividade.
Confira os melhores componentes eletrônicos do Brasil
Robótica educacional para crianças
Teorias como a Pirâmide de Aprendizagem de Glasser ou a Taxonomia de Bloom comprovam isso: aprender fazendo.
Adquirir conhecimento afundando cotovelos, é coisa do passado.
De acordo com esses estudos, o cérebro humano se lembra da seguinte maneira :
– 5% do que ouvimos.
– 10% do que lemos.
– 30% do que vemos em operação.
– 75% do que colocamos em prática.
É por isso que a robótica para crianças é uma ferramenta educacional tão poderosa em comparação com os modelos educacionais tradicionais.
Na robótica educacional, as crianças pensam, propõem, constroem, ativam e brincam. Colocam em prática as lições dos livros, veem a ciência ganhar vida diante de seus olhos.
O que a robótica ensina às crianças?
A robótica facilita para as crianças aprender conceitos científicos como força, energia ou tensão de uma forma muito simples, já que a robótica faz a ciência saltar das páginas dos livros para o mundo real.
Eles também expandem suas habilidades criativas e de resolução de problemas, pois permitem que os alunos experimentem e entendam como as coisas funcionam.
As crianças podem criar seus primeiros robôs seguindo instruções simples, depois soltar sua imaginação e personalizá-los. Ou crie-os do zero. Sua criatividade é o único limite neste campo.
Eles também podem desenvolver suas habilidades de resolução de problemas quando encontram dificuldades ao construir o robô. Eles não se importarão de enfrentar esses solavancos, pois se divertirão montando seu robô. E seu entusiasmo para ver isso funcionar fará com que eles se concentrem como nunca antes em encontrar o que está errado e como resolvê-lo.
É por isso que o ensino por meio da robótica é tão eficaz durante a infância. A curiosidade inata dos pequenos joga a favor do aprendizado.
Introdução à robótica para crianças
Muitos pais já sabem que esse assunto pode oferecer um futuro brilhante aos filhos , mas saber iniciá-los é outra coisa.
Como despertar o interesse da criança? Posso te ensinar em casa? Por onde começar? São dúvidas comuns de pais confusos.
E depois há a questão da idade… se as crianças são muito pequenas, os conceitos podem sair do controle ou podem até achar a robótica chata.
No entanto, com a abordagem correta, uma criança pode começar a aprender o básico da robótica o mais cedo que quiser.
Alguns até dirão que quanto mais cedo você começar, melhor.