quarta-feira , 21 fevereiro 2018
Você está aqui: Capa » Destaque » Cinco dicas para se comunicar com eficiência
Cinco dicas para se comunicar com eficiência

Cinco dicas para se comunicar com eficiência

Saber se comunicar é fundamental no ambiente de trabalho ou fora dele. Mas nem todo mundo tem consciência de como transmitir uma mensagem com clareza. E olha que isso pode significar o sucesso ou o fracasso pessoal ou profissional. “É preciso atenção ao se comunicar. Quantas vezes as pessoas falam algo e acreditam que os outros entenderam de maneira equivocada? O erro é de quem escuta? Ou de quem fala?”, questiona a master coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini.

No ambiente corporativo, a dificuldade de se comunicar de forma correta foi comprovada através de um estudo realizado pelo Ketchum Leader­ship Communication Monitor. O resultado apontou que apenas 19% dos líderes brasileiros têm uma comunicação efetiva. E você? Sabe como se comunicar de maneira eficiente? Acompanhe cinco dicas valiosas da especialista em carreira Janaina Manfredini:

  1. Responda para você mesmo: o que eu quero dessa conversa? Tenha clareza do que você deseja colocar, deixar claro, pedir, comunicar ou qualquer outro objetivo. Isso é muito importante para ser assertivo.
  2. Seja claro! Cuidado com rodeios, eles podem passar uma impressão de insegurança ou de enrolação.
  3. Durante a conversa, observe se está alcançando aquilo que quer com a conversa – e mude sua estratégia até que consiga. Por exemplo, você montou uma estratégia para esclarecer algo que a pessoa esteja fazendo de forma errada e percebe que a pessoa não está concordando. Pare de explanar e comece a perguntar. Por exemplo: Como você percebe a sua atuação neste momento? O que você poderia fazer de diferente? Como isso ajudaria a melhorar o resultado? Ou, se você estava perguntando e percebeu que a pessoa tem dificuldades com essas percepções, passe a dar exemplo de como poderia ter sido feito.
  4. Procure entender sobre o perfil dessa pessoa e o tipo de comunicação que é mais efetiva com ela. Algumas preferem conversas mais diretas, sem rodeios, com argumentos mais racionais. Outras, mais suaves, com argumentos mais emocionais. Independentemente do seu perfil, ajuste sua comunicação para obter mais assertividade na hora de comunicar.
  5. Sincronize-se com outra pessoa ou audiência. Ajuste a formalidade para a situação, ajuste o tom de voz, a postura! Não seja informal demais onde o ambiente é por natureza mais formal, ou vice e versa. Isso vale não só para a postura, mas também para palavras e roupas.

Redação Revista RH Online

Sobre Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top