segunda-feira , 22 outubro 2018
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Gamificação como tendência no recrutamento das empresas

Gamificação como tendência no recrutamento das empresas

Por Leandro Galhardo

A gamificação está presente em diversos segmentos do dia a dia sem que ninguém tenha se dado conta. Você está acumulando pontos no seu programa de milhagens? Você está superando os seus desafios no WOD do Crossfit? Ou pedindo um carro em algum aplicativo e depois avaliando o motorista? Todas essas ações que já fazem parte da nossa rotina são processos gamificados.

No mundo corporativo, a utilização de games para recrutamento e seleção é uma tendência que está revolucionando a maneira de selecionar pessoas para cargos nas organizações. Utilizada por 40% das empresas da Fortune 1000, de acordo com estudo da Gartner, líder no segmento de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, a ferramenta tem sido muito usada para melhorar os resultados das empresas e estimular a participação dos colaboradores em ações, trazendo mais engajamento e evidencia ndo o perfil comportamental de cada um.

Segundo pesquisa realizada pela M2 Intelligence, os games corporativos devem movimentar a cifra de 5,5 bilhões de dólares no mundo em 2018. Eles auxiliam não só na dinâmica com os participantes de processos seletivos, através de desafios propostos pelo game, como nos treinamentos para CEOs, executivos, líderes e gestores empresariais.

Um dos exemplos é o Prosperity Flow, baseado nos livros de T. Harv Eker – O Segredo da Mente Milionária e, Napoleon Hill – Quem Pensa Enriquece, desenvolvido pela Explore Desenvolvimento Criativo de Talentos. O tabuleiro leva os participantes a se conscientizarem sobre a programação mental financeira que possuem, entenderem a origem do seu modo de pensar e se dissociarem daquilo que não está trazendo o resultado pretendido.

Selecionar as pessoas certas para uma equipe, assim como identificar competências e melhorias no ambiente de trabalho, exige muito planejamento e comunicação. Por isso, a gamificação é uma grande aposta para otimizar este processo, aproveitando o espírito competitivo de cada um e garantindo mais eficácia dentro das organizações.

Leandro Galhardo é CEO Founder da Explore Desenvolvimento Criativo de Talentos, especialista em Inteligência Empresarial, administrador e consultor de empresas.

Sobre Comunicação

Um comentário

  1. A grande abrangência que os jogos podem atingir mimetizam em grande parte o ambiente e os desafios do Mercado, reproduzindo assim situações quase que reais de vivência. Além de criarem situações reais de vivência e convivência, despertam a genialidade do indivíduo que se propõe ao desafio de participar. Um ambiente intenso, amistoso e de animosidade se forma em torno questão, que tem como objetivo abrir a mente, estimulando o raciocínio rápido e percepções. Simplesmente é uma tendência fantástica que vem sendo desenvolvida e ancorada, e veio para ficar.

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