domingo , 25 junho 2017
Você está aqui: Capa » Artigos » Uma viagem insólita
Uma viagem insólita

Uma viagem insólita

“Nós somos casas muito grandes, muito compridas. É como se morássemos apenas num quarto ou dois. Às vezes, por medo ou cegueira, não abrimos as nossas portas.” – Antônio Lobo Antunes.

Por Allan Alves

A visão era de plena escuridão. Eu não sabia que caminho seguir.

O silêncio tomava conta da situação, mesmo que outras vozes soassem ao meu lado, eu não tinha escolha além de fazer uma escolha (como tudo em nossas vidas, a cada instante e a todo o momento). Era assim que estava reagindo perante o mundo e as pessoas, em silêncio. Seria a melhor forma?

A ansiedade reinava, eu estava completamente atônito. Era uma mistura de sentimentos sem tamanho, sem fim. O que eu iria encontrar pela frente?

Algo me dizia que eu deveria continuar aquela viagem que selaria o meu destino e seria um grande diferencial na minha vida.

Nesse instante, como num flashback, num piscar de olhos, veio-me a lembrança de todas as viagens que já realizei. Os lugares mais lindos e paradisíacos, culturas milenares, museus, os povos, os seus hábitos e costumes, a gastronomia de cada região, as amizades conquistadas, e uma história de cada personagem fazendo-se naqueles momentos mágicos e únicos.

Todos os detalhes tomavam forma na minha memória: as aventuras, as alegrias, os apuros, cada situação parecia estar diante de mim, como se pudesse revivê-las. Os cheiros, os perfumes, a natureza, os rostos, os sorrisos, os choros, tudo era nítido.

De repente, sinto alguém tocar levemente em meus braços e os pensamentos e as lembranças evaporam-se como água destilada.

– Olá Aderbal, como estás?

Tenho certeza que o Emanuel percebeu que eu estava completamente desconectado com o ambiente, esbocei um leve sorriso.

– Tudo ótimo Emanuel, estava um pouco distraído, desculpe-me.

Abraçamo-nos e começamos a conversar sobre o que poderíamos encontrar pela frente e a nossa imaginação ficou literalmente fértil com as possibilidades.

Nós, seres humanos, somos ainda muito inconscientes e frágeis para controlar o turbilhão de ideias que passam por nossa cabeça, uma mescla do que vamos colhendo do meio externo e que misturamos com o turbilhão de impressões e juízos que trazemos dentro de nós.

Estava diante de mim, decidir sobre a maior e mais profunda viagem de toda a minha vida.

Escolho seguir adiante e possuir-me da coragem, capacidade e habilidade que poucos possuem: fazer uma viagem para dentro de si mesmo.

Os novos horizontes para a evolução pessoal e profissional necessariamente são descortinados pelo autoconhecimento. É como aquela viagem de carro, na qual a neblina parece esconder o sol que disputa espaço entre nuvens mais densas, fustigando nossa curiosidade a fim de ver o espetáculo natural. Quando finalmente a neblina se dissipa, a paisagem aparece majestosa. O autoconhecimento tem o mesmo papel em nossas vidas: ele funciona como um dissipador das neblinas que nos mantém presos aos mesmos comportamentos.

Cada vez mais, pessoas buscam alternativas no mercado e com você não pode ser diferente, pois o ambiente profissional é testemunha de que há um mercado extremamente competitivo. Daí a razão pela qual o ambiente exige de você evolução pessoal e profissional, diferenciais de altíssimo poder.

Os profissionais que têm por desejo um objetivo definido, uma realização ou até mesmo um sonho, devem aprimorar as qualidades e até mesmo os pontos passíveis de desenvolvimento, o que necessariamente conduz ao lado pessoal, afinal não é fácil admitir que existam pontos a se trabalhar.

O exercício do autoconhecimento permite valorizar ainda mais a vida, fortalecendo a autoestima. Isso gera benefícios como aumento da confiança e estabilidade emocional. Além disso, serve como antídoto para o desequilíbrio que causa perda de rendimento e realça os verdadeiros adversários internos que possuímos.

Isso significa que é preciso conhecimento sobre a própria natureza para superar medo, insegurança e limitações, fatores capazes de influenciar negativamente nosso desejo de sobrepujar as dificuldades.

Conhecendo-se, você tem maior coragem para realizar as ações que planejar. Saberá qual é a sua missão de vida, os propósitos e objetivos. Todos estes benefícios proporcionarão maior controle de suas ações e emoções. Por consequência, maior equilíbrio e tranquilidade no dia a dia.

Basta um final de semana e reflexões profundas se apresentarão para a pessoa disposta a pensar sobre convicções e ideias. Ela se vê a mensurar como está à própria vida, o que deseja fazer, como estão os níveis de felicidade cotidiana e se têm prazer na convivência.

Eis alguns passos fundamentais para esta viagem transformadora:

Valores

Quais são os seus valores?

É de fundamental importância que você saiba quais são os seus valores, pois todas as nossas decisões são guiadas e determinadas pelos nossos valores.

E quando o nosso destino é traçado? Nos momentos de decisões!

Imagine agora algumas decisões você tomou ao longo de sua vida e deram um ou mais destinos, imagine agora se a decisão fosse oposta a que você tomou, quais destinos teriam tomados?

Veja abaixo alguns valores e dentre eles, escolha somente 10:

  • DESAFIOS
  • SUCESSO
  • RESPONSABILIDADE
  • ESTABILIDADE
  • MUDANÇA
  • HONESTIDADE
  • CRESCIMENTO CONTÍNUO
  • ORDEM / ORGANIZAÇÃO
  • REPUTAÇÃO
  • COMPAIXÃO
  • LIBERDADE
  • COMPROMETIMENTO CONSIGO MESMO
  • PREVISIBILIDADE
  • ESTABILIDADE
  • RESPONSABILIDADE
  • SEGURANÇA
  • PODER
  • FAMA
  • COMPETITIVIDADE
  • STATUS
  • RECONHECIMENTO
  • CONTRIBUIÇÃO
  • SUCESSO
  • ACEITAÇÃO SOCIAL
  • ROTINA
  • COMPROMETIMENTO COM O PRÓXIMO
  • EXCELÊNCIA
  • INDIVIDUALIDADE

Os nossos valores além de governarem as nossas decisões, são hierarquizados, ou seja, um valor sobrepõe ao outro. Dentre os dez valores que você escolheu, quais são os cinco valores que norteiam e nortearam você em suas decisões? Quais são os seus principais valores?

Descreva os cinco valores de forma hierárquica e visualize algumas decisões tomadas na sua vida com base nestes valores.

1 – _____________________________

2 – _____________________________

3 – _____________________________

4 – _____________________________

5 – _____________________________

Se você quer dirigir a sua vida, deve controlar as suas ações sistemáticas. Não é o que você faz de vez em quando que molda a sua vida, mas o que você faz sistematicamente.

O que precede todas as ações?

O PODER DA DECISÃO!

Tudo o que acontece em sua vida, começa com uma decisão!

Pensamentos diários

Você sabia que em nossas mentes passam em torno de 50.000 pensamentos por dia?

Que destes 50.000 pensamentos:

  • 40% são de coisas de jamais irão acontecer;
  • 30% são com relação ao passado, já aconteceu;
  • 12% são relacionados à saúde (sem ação);
  • 10% com coisas insignificantes;
  • 8% com coisas reais.

Ninguém controla o modo como você se sente e como você pensa, a menos que você deixe. Isso pode parecer uma ideia muito desafiadora se você está acostumado a absorver as emoções e preferências de outras pessoas, mas você está sempre fazendo a escolha de pensar positiva ou negativamente.

Aceite a realidade de que seus sentimentos são algo que você pode controlar. Isso fará com que você se sinta com mais poder e poderá mudar seus padrões de pensamento.

Gerenciando o tempo

Os vilões do tempo são os eventos que acontecem e que têm o poder de nos distrair e muitas vezes nos rendemos sem perceber a eles. Mensagens instantâneas, barulhos, telefonemas, o colega ao lado, tudo parece conspirar para minar a nossa produtividade.

Além de todos os vilões citados, temos que administrar os 50.000 pensamentos diários, o que não é uma tarefa simples e tão menos fácil.

Portanto é importante que você tome três decisões importantes:

1.      O que focalizar?

2.      O que as coisas significam pra você?

3.      O que fazer para criar resultados em que deseja?

Algumas técnicas são fundamentais para alavancar e desenvolver a sua produtividade, eis algumas simples e que geram resultados extraordinários:

Geralmente as pessoas fazem uma lista enorme de atividades diárias e vão “riscando” do papel assim que as realiza e, muitas destas atividades ficam para o dia seguinte e assim sucessivamente. Isso é o que chamo de lista de desejos e não o que realmente importa.

Faça uma lista com no máximo cinco atividades e não uma lista de desejos;

  • Utilize a técnica do intervalo. Foque numa ação durante 45 minutos e faça um intervalo de 15 minutos e, caso não tenha executado completamente a atividade, retorne a técnica com mais 45 minutos, 15 de intervalo e assim sucessivamente;
  • O alívio em dizer não deve ser o mesmo alívio de quando resolvemos um problema.

Projeto de Vida

Projetar faz parte da trajetória humana. É o que nos desafia e impulsiona a construir novos caminhos, trilhar conquistas, pensar em outras possibilidades, sonhar com dias melhores.

Um projeto de vida é mais do que uma ferramenta, trata-se de uma forma de pensar e posicionar-se no mundo, integrando as diversas esferas que constituem o ser humano e que são indissociáveis, pois qualquer alteração em uma delas impacta a outra.

Possuir um projeto de vida dá a quem o elabora a chance de fazer a diferença no mundo e a consciência de que este mundo não se limita ao ambiente de trabalho.

As especificações para cada aspecto no seu Projeto de Vida deverá basear-se na imagem abaixo.

1.      Definir metas – qual é a meta?

2.      Elaborar o plano – O que ou como?

3.      Determinar o dia – início e término

4.      Ação!

Aspectos PROJETO DE VIDA:

FÍSICO:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ESPIRITUAL: ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INTELECTUAL:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FAMILIAR:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

FINANCEIRO:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

SOCIAL:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ECOLÓGICO:

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O avião da vida

Quem anda pilotando o seu avião?

Quem tem o comando da sua vida?

“O mundo se detém para deixar passar o homem que sabe aonde vai.”

―David Starr Jordan

Deixe a jornada começar

Quando somos pequenos, somos sonhadores, desbravadores e conquistadores. Porém quando vamos crescendo, esquecemos disso e, como consequência vamos nos acomodando com o que o mundo nos impõe.

Como você avança em direção à vida que deseja e merece?

Quando foi a última vez que você experimentou verdadeiros avanços na sua vida?

Lembre-se: você é o único responsável pelo seu destino.

Então, coloque-se em primeiro plano. Mas, não se esqueça de olhar para o lado.

Sempre precisamos de alguém para nos dar força. Por isso, ame ao próximo, na mesma proporção que se ama.

Somos todos capazes de ser e fazer.

Não deixe que façam por você. Faça!

Seja o ator principal da sua história.

Viva, experimente, faça!

Pense nisso e sucesso sempre!

Allan Rodrigues Alves é Diretor Presidente da RHSG Gestão de Pessoas.

Head Trainer, Treinador Comportamental, Professional & Self Coaching,  Business and Executive Coaching, Analista Comportamental, Consultor, Palestrante, Escritor, Facilitador e possui Certificação Internacional 6D’s pela Fort Hill – 6Ds Company. Coautor dos livros O PODER DO COACHING pela Editora IBC, TREINAMENTOS COMPORTAMENTAIS, CONSULTORIA EMPRESARIAL, A ARTE DA GUERRA – DESPERTE O “SUN TZU” QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ, todos pela Editora Ser Mais. Especialista em Recursos Humanos e atua no Desenvolvimento de Soluções e Arquiteturas de Aprendizagem e Desenvolvimento de Líderes. allan@rhsg.com.br | www.rhsg.com.br

Sobre Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top